Seguidores

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BLUSA RENDADA DE CROCHE COM RECEITA

POR EQUIPE CIRCULO
Material:

1 novelo de Cléa na cor 8176;
1 novelo de Sensual Crochê na cor 6445;
Ag. para crochê Círculo nº 2mm.

Tamanho: 38/40 



Ponto utilizado

Correntinha (corr.). Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p..



Execução

Frente e Costas – São trabalhadas juntas, em espiral. Comece o trabalho pela parte de baixo. Meça 92 cm do fio Sensual. Dobre 82 cm e deixe 10 cm na ponta para o acabamento. Em seguida una uma renda (fio Sensual crochê) a outra em espiral com arcos (1 p.b., 3 corr.) e fio Cléa. Complete 4 carr. de renda. Nesta altura para as cavas trabalhe do seguinte modo: 1ª cava faça 10 cm de p. de arcos. só na renda da peça, meça 30 cm da renda do nov. e comece a união novamente, trabalhe 31 cm unindo as duas rendas, 2ª cava faça 10 cm de p. de arcos só na renda da peça, meça 30 cm da renda do nov. e comece a união novamente, trabalhe 31 cm restantes até a 1ª cava e continue em espiral por mais 2 carr. de renda. Corte a renda com 10 cm de sobra. Prenda a sobra da renda do decote e da barra no avesso da peça e remate com p. de arcos.. Corte o excesso da renta. Faça a toda volta do decote, cavas e parte inferior da peça uma carr. de p. de arcos.

REGATA XADREZ DE CROCHE MELODIA COM GRAFICO E RECEITA

OI MENINAS (O)
A TRANSPARÊNCIA E O LOOK DO VERÃO
VOCE PODE USAR COM TOP DA MESMA COR OU DE COR DIFERENTE MAS UMA RECEITA DE CROCHÊ PARA VOCÊ
FIQUE COM DEUS
BEIJOS
SILVANA

POR EQUIPE CIRCULO

Material:

1 novelo de Cléa na cor cinza (7417);
1 novelo de Melodia Xadrez  na cor preto/branco (3720);
Ag. para crochê Círculo nº 2mm

Tam: 38/40

Ponto utilizado

Correntinha (corr.). Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto fantasia: siga o gráfico correspondente.



Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. fantasia seguindo o gráfico com a ag. nº 2mm = 32 p. x 12 carr.



Execução

Frente e Costas – São iguais. Faça uma corr. de aproximadamente 99 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico. Prenda na última carr. do gráfico em todos os p.b. o fio Melodia. Arremate e corte o fio Cléa. Corte o fio Melodia. Deixe uma sobra do fio Melodia dos dois lados para o remate das laterais. Faça o p. fantasia seguindo o gráfico com Cléa no outro lado do fio melodia, formando assim a listras da peça (ver foto). Faça 6 listras com o fio Melodia e 7 listras em p. fantasia com o fio Cléa.



Montagem

Costure os ombros em 10 cm de cada lado das bordas deixando o restante para o decote. Feche os lados com uma carr. de p.b. com o fio Cléa (corte o excesso do fio Melodia) deixando 18 cm de cada lado das costuras dos ombros para as cavas. Faça uma carr. de p.b. a toda volta do decote e das cavas com o fio Cléa.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FLOR DE JUJUBA

OI MENINAS (O)
RECEBI ALGUNS PEDIDOS DE LEMBRANCINHAS P ANIVERSARIO
AGORA TEM TAMBEM  VARIAS LEMBRANCINHAS P VCS COPIAREM
E FAZEREM, E CLARO PODER GANHAR DINHEIRO 
COSTUMO FAZER TODO ANO LEMBRANCINHAS P AS CRIANÇAS E 
TAMBEM P AS MULHERES QUE ACOMPANHAM SEUS FILHOS
JA FIZ IMÃ DE GELADEIRA DE BICUIT, CORAÇÃO DE EVA COMO IMÃ,
SABONETINHO DE SACHE, 
GUARDEI MUITOS POTINHOS DE VIDRO DE SOPINHA E FIZ A TAMPA 
FORRADA COM EVA  COLOQUEI UM BICUIT EM CIMA 
JA FIZ VARIAS LEMBRANCINHAS RECICLANDO COISAS QUE EU NÃO QUERIA MAIS
E SO USAR A IMAGINAÇÃO
PODE TER CERTEZA QUE QUANDO E FEITO COM AMOR FICA LINDO
BOM TRABALHO A TODOS
FIQUE COM DEUS 
BEIJOS
SILVANA





JAQUETA E SAIA DE CROCHE E TRICO COM GRAFICOS E RECEITAS


sábado, 18 de agosto de 2012

GORRO DE CROCHE

 OI MENINAS
FIZ ESTE GORRO PARA MINHA FILHA
FICOU OTIMO
ELA ADOROU
O TAMANHO E DE ADULTO
CASO ALGUEM QUEIRA
PASSO A RECEITA
ESTE FOI FEITO SEM  RECEITA
MAS SEI QUANTOS PONTOS COLOQUEI
FIQUEM COM DEUS
BEIJOS
SILVANA





sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MANTA PARA BEBE EM PONTO IRLANDÊS


Manta azul em ponto irlandês de tricô. Proteja-se do frio

Fotos: Alexandre Diniz | Produção: Luciana Martins | Criação e execução: Paramount Pingouin | Texto: Oscar Neto
Manta azul em ponto irlandês de tricô. Uma ótima ideia para você se proteger do frio bem agarradinha com seu bebê

Manta azul em ponto irlandês de tricô. Proteja-se do frio
Medidas:parte central – 60 x 60 cm; barrado – 15 cm de largura.
Material:Pingouin Keamor (usado fio duplo) – 9 novelos na cor 501 (lavanda); agulhas para tricô Pingouin nos 5 e 6; agulha para crochê Pingouin nº 3.
Pontos Empregados:ponto fantasia 1 – siga o gráfico.
Ponto Fantasia 2 – siga o gráfico.
Ponto Fantasia 3 – 1ª carreira: * 1 meia, 1 tricô * ; repita de * a * até o final. 2ª e 4ª carreiras: acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô. 3ª carreira: trabalhe desencontrando o ponto, tricô sobre meia, meia sobre tricô. Repita sempre da 1ª à 4ª carreira.
Correntinha (corr.).
Ponto baixíssimo (p.bx.) – introduza a agulha, 1 laçada, puxe o ponto e passe-o diretamente no ponto da agulha.
Ponto baixo (p.b.) – introduza a agulha, laçada, puxe o ponto e, com outra laçada, arremate todos os pontos.
Ponto alto (p.a.) – 1 laçada, introduza a agulha e puxe o ponto, 1 laçada, arremate 2 pontos e, com outra laçada, arremate todos os pontos.
Amostra:
um quadrado de 10 cm em ponto fantasia 3, nas agulhas nº 6 e fio duplo = 13 pontos x 18 carreiras.
 Modo de fazer:parte central – com as agulhas nº 5 e fio duplo, monte 134 pontos e trabalhe no conjunto dos pontos da seguinte maneira: (18 pontos em ponto fantasia 1, 14 pontos em ponto fantasia 2) 4 vezes e 6 pontos em ponto fantasia 1. A 60 cm do início, arremate acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.

Barrado – com as agulhas nº 6 e fio duplo, levante os pontos uniformemente ao longo de um dos lados da parte central. Trabalhe em ponto fantasia 3, aumente de cada lado, a cada 2 carreiras, 1 ponto 10 vezes. Arremate acompanhando o ponto. Faça o mesmo ao longo dos outros 3 lados.
Acabamento:una os cantos do barrado com pontos invisíveis. Una o fio duplo num dos cantos do barrado e trabalhe 1 carreira em p.b. uniformemente. Em seguida, faça o biquinho da seguinte maneira: 1 correntinha inicial, * no p.b. seguinte, faça (1 p.b., 2 correntinhas e 1 p.a.), pule 1 p.b. *; repita de * a * até o final, 1 p.bx. na correntinha inicial. Arremate o fio.

CASACO DE GOLA REDONDA E BOTÕES


Casaco de gola redonda de tricô

Criação: Maria de Lourdes Mareth para a Coats Corrente l Execução: Terezinha Feltrin para a Coats Corrente l Fotos: Ernesto Kobayashi l Produção: Cristiane Cruz l Textos: Cristiane Arliani
Aposte em peças com cores neutras e decotes em “V”. Elas são simples, mas valorizam a silhueta de maneira surpreendente.
Casaco de gola redonda de tricô
Tamanho: 42/ 44
Materiais utilizados: • 11 novelos Cisne Risso (nov. de 100 g) na cor bege (8320)
• Agulhas para tricô Corrente Milward nºs 5 e 6
• Agulha Tapestry Corrente Milward nº 16 (para as costuras)
• Agulha circular nº 6
• 3 botões

Tensão do ponto: 10 x 10 cm = 11 pontos x 20 carreiras (medidos sobre o p.m. com a agulha nº 5).
Abreviaturas e pontos empregados:
meia (m.); tricô (t.); cordões de t. – direito e avesso em t.; p.m. – direito em m., avesso em t.; casa para o botão – 2 p. j. em m., laç.; motivo de trança – acompanhe o diagrama; ponto fantasia (nº múltiplo de 4 + 3 pontos) – 1ª carreira: *3 t., tire o próximo ponto sem fazer deixando o fio por cima do ponto*, repita de *a* e termine a carreira com 3 t.; 2ª carreira: *3 m., 1 t. pegando o ponto juntamente com o fio que ficou por cima do ponto da carreira anterior*, repita de *a* e termine a carreira com 3 m.; 3ª carreira; volte à 1ª carreira.
Modo de fazer: Costas – monte 87 pontos na agulha nº 6 e trabalhe 9 cm no motivo de trança, arrematando 16 pontos distribuídos uniformemente no decorrer da última carreira. Mude para a agulha nº 5 e continue o trabalho no ponto fantasia, arrematando nos 2 lados, a cada 12 carreiras, 7 vezes 1 ponto. A 50 cm desde o início, arremate nos 2 lados, a cada 2 carreiras, para a formação das cavas, 1 vez 3 pontos e 1 vez 2 pontos. A 20 cm desde o início das cavas, arremate os pontos de uma só vez.

Frente direita – na agulha nº 6, monte 50 pontos, trabalhe os 5 primeiros pontos da lateral direita em cordões de t. para o transpasse e trabalhe os pontos restantes, por 9 cm, no motivo de trança, arrematando 10 pontos distribuídos uniformemente no decorrer da última carreira. Mude para a agulha nº 5 e continue o trabalho no ponto fantasia, arrematando na lateral esquerda, a cada 12 carreiras, 7 vezes 1 ponto. A 34 cm desde o início, faça a 3 pontos da borda a 1ª casa para o botão, repita mais 2 casas com espaços de 10 cm uma da outra. A 45 cm desde o início, arremate na lateral direita, a 5 pontos da borda, a cada 4 carreiras, para a formação do decote, 1 vez 5 pontos e 9 vezes 1 ponto. Arremate na lateral esquerda para a formação da cava, igual às costas. A 20 cm desde o início da cava, arremate os pontos de uma só vez.

Frente esquerda – trabalhe igual à frente direita, invertendo a lateral do transpasse e dos arremates e sem as casas para os botões.

Mangas – na agulha nº 6, monte 33 pontos e trabalhe 10 cm no motivo de trança, mude para a agulha nº 5 e continue o trabalho no ponto fantasia, aumentando nos 2 lados, a cada 10 carreiras, 5 vezes 1 ponto. A 48 cm desde o início, arremate nos 2 lados, a cada 2 carreiras, para o arredondado das mangas, 1 vez 3 pontos, 1 vez 2 pontos e a cada 3 carreiras, 7 vezes 1 ponto e 2 vezes 2 pontos. Arremate os pontos restantes de uma só vez.

Gola – na agulha nº 6, monte 93 pontos e trabalhe no motivo de trança, arrematando nos 2 lados, a cada 2 carreiras, 14 vezes 1 ponto e 5 vezes 2 pontos. Arremate os pontos restantes de uma só vez. Com a agulha circular, levante 126 pontos distribuídos uniformemente ao redor da lateral externa da gola e trabalhe 6 carreiras em t. = (3 cordões de t.), arremate.

Montagem e acabamento: una os ombros e as laterais da gola, feche as mangas e pregue-as ao redor das cavas. Pregue a gola ao redor do decote e pregue os botões

MANTINHA OU XALE PARA CRIANÇA

Foto: Mônica Antunes | Produção: Karina Scarpelli | Criação e execução: Ateliê Pingouin | Ambientação: Kits for Baby
Faça um xale e sua princesa estará pronta para reinar com classe e todo o charme que pede a ocasião
Xale de crochê
Tamanho: 110 cm de diâmetro

Materiais utilizados:• 7 novelos da Pingouin Baby na cor 1270 (salmão)
• agulha para crochê Pingouin nº 2
• fita de cetim com 2 cm de largura
• Clique em "Baixar molde/ gráfico" no final da matéria e adquira o esquema do xale de crochê
Pontos e abreviações utilizados: correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.) – introduza a agulha, 1 laçada, puxe o ponto e passe-o diretamente no ponto da agulha, ponto baixo (p.b.) – introduza a agulha,1 laçada, puxe o ponto e com outra laçada, arremate todos os pontos, ponto alto ( p.a.) – 1 laçada, introduza a agulha e puxe o ponto, 1 laçada, arremate 2 pontos e, com outra laçada, arremate todos os pontos.

Modo de fazer:Inicie a execução pelo centro da peça e trabalhe sempre em carreiras circulares. Comece com 6 corr. e una com 1 p.bx., para formar um anel. Trabalhe formando os 12 gomos em p.a. da seguinte maneira:
• 1ª carreira – 3 corr., * 2 corr., 1 p.a. no anel *; repita de * a * 11 vezes, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.
• 2ª carreira – 3 corr., * 3 corr., 1 p.a. na seguinte alça de 2 corr., * na seguinte alça de 2 corr., faça (1 p.a., 3 corr. e 1 p.a.)*; repita de * a * a volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.
• 3ª carreira – 3 corr., na seguinte alça de 3 corr., faça (1 p.a., 3 corr. e 2 p.a.), * na seguinte alça de 3 corr., faça (2 p.a., 3 corr. e 2 p.a.) *; repita de * a * a volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.
• 4ª carreira – 1 p.bx. no seguinte p.a., 3 corr., na seguinte alça de 3 corr., faça (2 p.a., 5 corr. e 3 p.a.), 1 p.a. no seguinte p.a., * 1 p.a. no 2º p.a. do seguinte leque, na alça de 3 corr., faça (3 p.a., 5 corr. e 3 p.a., 1 p.a. no seguinte p.a.*; repita de * a * a volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr.  inicial.
• 5ª carreira – 1 p.bx. em cada um dos 2 p.a. seguintes, 3 corr., 1 p.a. no seguinte p.a., na seguinte alça, faça (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.), 1 p.a. em cada um dos 2 p.a. seguintes, * 1 p.a. no 3º e 4º p.a. do leque da carr. anterior, na alça faça (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.), 1 p.a. em cada um dos 2 p.a. seguintes *; repita de * a * na volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.
• 6ª carreira – 1 p.bx. em cada um dos 2 p.a. seguintes, 3 corr., 1 p.a. em cada um dos 43 p.a. seguintes, na alça, faça (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.), 1 p.a. em cada um dos 4 p.a. seguintes, * pule 3 p.a. do seguinte leque, na alça, faça (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.), 1 p.a. em cada um dos 4 p.a. seguintes *; repita de * a * na volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.
• 7ª carreira – 1 p.bx. em cada um dos 2 p.a. seguintes, 3 corr., 1 p.a. em cada um dos 5 p.a. seguintes, na alça, faça (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.), 1 p.a. em cada um dos 6 p.a. seguintes, * pule 3 p.a. do seguinte leque, 1 p.a. em cada um dos 6 p.a. seguintes, na alça, faça (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.), 1 p.a. em cada um dos 6 p.a. seguintes*; repita de * a * a volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.
• 8ª a 18ª carreira – continue trabalhando dessa forma, pulando 3 p.a no inicio do leque, fazendo 1 p.a. a mais antes de depois das seqüências de p.a. do leque da carr.  anterior e fazendo (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.) em cada alça de 5 corr.
• 19ª carreira – 1 p.bx. em cada um dos 2 p.a. seguintes, 3 corr., 1 p.a. em cada um dos 29 p.a. seguintes, na alça, faça (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.), 1 p.a. em cada um dos 30 p.a. seguintes, * pule 3 p.a. do seguinte leque, 1 p.a. em cada um dos 30 p.a. seguintes, na alça, faça (5 p.a., 5 corr. e 5 p.a.) 1 p.a. em cada um dos 30 p.a. seguintes *; repita de * a * na volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.

Trabalhe agora em blocos de p.a.,  alternados da seguinte maneira:
• 20ª carreira – 1 p.bx. em cada um dos 2 p.a. seguintes, 3 corr., 1 p.a. em cada um dos 2 p.a. seguintes = bloco inicial, * 2 corr., pule 2 p.a., 1 p.a. em cada um dos 3 p.a. seguintes = 1 bloco * repita de * a *  6 vezes, 2 corr., * na seguinte alça de 5 corr. da ponta, faça (3 p.a., 5 corr. e 3 p.a.), 2 corr., (1 bloco, 2 corr.) 6 vezes, 1 bloco, pule 6 p.a., (1 bloco, , 2 corr.) 6 vezes, 1 bloco, 2 corr.*; repita de * a * na volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.
• 21ª carreira – 1 p.bx. em cada um dos 2 p.a. seguintes e no seguinte espaço, 3 corr. 1 p.a. em cada um dos 2 p.a. seguintes = bloco inicial, (2 corr., 1 bloco no seguinte espaço) 6 vezes, 2 corr., * na seguinte alça, faça (3 p.a., 5 corr. e 3 p.a.), (2 corr., 1 bloco no seguinte espaço) 7 vezes,  pule 2 blocos (1 bloco no segundo espaço, 2 corr.), 7 vezes*; repita de * a * a volta toda, 1 p.bx. na 3ª corr. inicial.
• 22ª a 28ª carreiras como a 21ª carreira.
• 29ª carreira – 1 p.bx. em cada um dos 2 p.a. seguintes, * 3 corr. (3 corr., 1 p.bx. na 3ª corr. a contar da agulha = 1 picô) 3 corr., pule o segundo espaço de 2 corr., 1 p.b. no 3º p.a. do seguinte bloco *; repita de * a * na volta toda, 1 p.bx. no p.bx. Inicial. Arremate o fio.

Acabamento: faça um laçarote com a fita de cetim e prenda-a no centro com pontos invisíveis.

Amostra: um quadrado de 10 cm em p.a. = 22 pontos x 10 carreiras.

CAMINHO DE MESA


Trilho de mesa com flores

Por Luciana Martins | Fotos: Alexandre Diniz | Criação e execução: Nice Oliveira | Produção: Luciana Martins | Agradecimentos: Construtora Altana
Trilho de mesa com flores
Amostra: quadrado de 5 x 5 cm (agulha para crochê 4,0 mm) = 8 pontos x 3 carreiras, medidos sobre pontos altos.

Tamanho: 90 x 42 cm

Materiais utilizados:• 1 rolo do barbante Apolo, da Círculo, espessura 4/6 (700 g), na cor cru (20)
• 1 novelo de barbante Barroco Multicolor, da Círculo, espessura 4/6 (400 g) em cada uma das cores: rosa (9427) e verde (9385)
• 1 rolo de barbante colorido Apolo Eco, da Círculo, espessura 4/6 (350 g), na cor rosa (3077)
•  agulha para crochê n° 10 (4,0 mm)
• Diagrama disponível para download no Material de Apoio

Abreviações e pontos utilizados: correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.), ponto baixo (p.b.), meio ponto alto (m.p.a.), ponto alto (p.a.) e ponto alto triplo (p.a.t.).

Modo de fazer:trilho – comece pelo centro. Com o barbante cru, faça 6 correntinhas, 1 ponto alto triplo laçando a 1ª correntinha a contar da agulha e trabalhe 1 cordão acompanhando o diagrama 1, repetindo o intervalo indicado mais 2 vezes. Com o barbante cru, trabalhe ao redor do cordão os arcos de correntinhas, acompanhando o diagrama 2. Após concluir a 14ª carreira, arremate.

Flores pequenas – com o barbante cru, faça 3 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor, acompanhando o diagrama 3. Após concluir a 1ª carreira, mude para o barbante rosa. Faça 8 peças.

Flores grandes – com o barbante cru, faça 3 correntinhas, 1 ponto baixíssimo laçando a 1ª correntinha para fechar o anel e trabalhe ao redor, acompanhando o diagrama 3. Após concluir a 1ª carreira, mude para o fio Barroco rosa e continue trabalhando mais 2 carreiras acompanhando o diagrama 4. Faça 8 peças.

Folhas – com o fio Barroco verde, faça 10 correntinhas, 1 ponto baixo laçando a 2ª correntinha a contar da agulha e trabalhe ao redor do cordão, acompanhando o diagrama 5. Faça 32 peças.
Com o fio Barroco verde, trabalhe 1 carreira de pontos baixíssimos contornando a borda da 6ª carreira contada a partir do centro do trilho. Com o fio Barroco verde, trabalhe 1 carreira de pontos baixos contornando a borda do trilho. Aplique as flores e as folhas, distribuindo-as de acordo com o esquema.