Seguidores

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CASACO DE GOLA REDONDA E BOTÕES


Casaco de gola redonda de tricô

Criação: Maria de Lourdes Mareth para a Coats Corrente l Execução: Terezinha Feltrin para a Coats Corrente l Fotos: Ernesto Kobayashi l Produção: Cristiane Cruz l Textos: Cristiane Arliani
Aposte em peças com cores neutras e decotes em “V”. Elas são simples, mas valorizam a silhueta de maneira surpreendente.
Casaco de gola redonda de tricô
Tamanho: 42/ 44
Materiais utilizados: • 11 novelos Cisne Risso (nov. de 100 g) na cor bege (8320)
• Agulhas para tricô Corrente Milward nºs 5 e 6
• Agulha Tapestry Corrente Milward nº 16 (para as costuras)
• Agulha circular nº 6
• 3 botões

Tensão do ponto: 10 x 10 cm = 11 pontos x 20 carreiras (medidos sobre o p.m. com a agulha nº 5).
Abreviaturas e pontos empregados:
meia (m.); tricô (t.); cordões de t. – direito e avesso em t.; p.m. – direito em m., avesso em t.; casa para o botão – 2 p. j. em m., laç.; motivo de trança – acompanhe o diagrama; ponto fantasia (nº múltiplo de 4 + 3 pontos) – 1ª carreira: *3 t., tire o próximo ponto sem fazer deixando o fio por cima do ponto*, repita de *a* e termine a carreira com 3 t.; 2ª carreira: *3 m., 1 t. pegando o ponto juntamente com o fio que ficou por cima do ponto da carreira anterior*, repita de *a* e termine a carreira com 3 m.; 3ª carreira; volte à 1ª carreira.
Modo de fazer: Costas – monte 87 pontos na agulha nº 6 e trabalhe 9 cm no motivo de trança, arrematando 16 pontos distribuídos uniformemente no decorrer da última carreira. Mude para a agulha nº 5 e continue o trabalho no ponto fantasia, arrematando nos 2 lados, a cada 12 carreiras, 7 vezes 1 ponto. A 50 cm desde o início, arremate nos 2 lados, a cada 2 carreiras, para a formação das cavas, 1 vez 3 pontos e 1 vez 2 pontos. A 20 cm desde o início das cavas, arremate os pontos de uma só vez.

Frente direita – na agulha nº 6, monte 50 pontos, trabalhe os 5 primeiros pontos da lateral direita em cordões de t. para o transpasse e trabalhe os pontos restantes, por 9 cm, no motivo de trança, arrematando 10 pontos distribuídos uniformemente no decorrer da última carreira. Mude para a agulha nº 5 e continue o trabalho no ponto fantasia, arrematando na lateral esquerda, a cada 12 carreiras, 7 vezes 1 ponto. A 34 cm desde o início, faça a 3 pontos da borda a 1ª casa para o botão, repita mais 2 casas com espaços de 10 cm uma da outra. A 45 cm desde o início, arremate na lateral direita, a 5 pontos da borda, a cada 4 carreiras, para a formação do decote, 1 vez 5 pontos e 9 vezes 1 ponto. Arremate na lateral esquerda para a formação da cava, igual às costas. A 20 cm desde o início da cava, arremate os pontos de uma só vez.

Frente esquerda – trabalhe igual à frente direita, invertendo a lateral do transpasse e dos arremates e sem as casas para os botões.

Mangas – na agulha nº 6, monte 33 pontos e trabalhe 10 cm no motivo de trança, mude para a agulha nº 5 e continue o trabalho no ponto fantasia, aumentando nos 2 lados, a cada 10 carreiras, 5 vezes 1 ponto. A 48 cm desde o início, arremate nos 2 lados, a cada 2 carreiras, para o arredondado das mangas, 1 vez 3 pontos, 1 vez 2 pontos e a cada 3 carreiras, 7 vezes 1 ponto e 2 vezes 2 pontos. Arremate os pontos restantes de uma só vez.

Gola – na agulha nº 6, monte 93 pontos e trabalhe no motivo de trança, arrematando nos 2 lados, a cada 2 carreiras, 14 vezes 1 ponto e 5 vezes 2 pontos. Arremate os pontos restantes de uma só vez. Com a agulha circular, levante 126 pontos distribuídos uniformemente ao redor da lateral externa da gola e trabalhe 6 carreiras em t. = (3 cordões de t.), arremate.

Montagem e acabamento: una os ombros e as laterais da gola, feche as mangas e pregue-as ao redor das cavas. Pregue a gola ao redor do decote e pregue os botões

Nenhum comentário:

Postar um comentário